quarta-feira, 25 de abril de 2012

XIII ENCUENTRO IBEROAMERICANO DE VALORACIÓN Y GESTIÓN DE CEMENTERIOS PATRIMONIALES E V JORNADAS NACIONALES DE PATRIMONIO SIMBÓLICO EN CEMENTERIOS


EIXOS TEMÁTICOS
Os cemitérios, Patrimônio Sustentável das Comunidades e As Representações da Morte nos Espaços Funerários

DATA: 1, 2 y 3 de noviembre de 2012

LOCAL: Centro Cultural Bernardino Rivadavia, San Martín 1080, terceiro andar
ROSARIO - PROVINCIA DE SANTA FE - ARGENTINA

Organização
- Red Iberoamericana de Valoración y Gestión de Cementerios Patrimoniales
- Red Argentina de Valoración y Gestión Patrimonial de Cementerios
- Secretaría de Servicios Públicos y Medio Ambiente de Rosario – Santa Fe

Convocatória
Convocamos aos especialistas em pesquisa e estudo de cemitérios e arte funerária, a funcionários, trabalhadores de cemitérios, gestores, comunicadores sociais, docentes e pessoas vinculadas à temática de valorização de cemitérios, a organizações institucionais civis e religiosas, municípios, museus e ONGs do paia, da América e Europa ao XIII ENCONTRO IBEROAMERICANO DE VALORIZAÇÃO E GESTÃO DE CEMITÉRIOS PATRIMONIAIS E V JORNADAS NACIONAIS DO PATRIMÔNIO SIMBÓLICO EM CEMITÉRIOS a realizar-se na cidade de Rosario, Argentina, nos dias 1, 2 e 3 de novembro de 2012.
Objetivos
• Intercambiar e difundir experiências e pesquisas realizadas em cemitérios, com respeito a sua valorização e conservação, à sua arte funerária e aos múltiplos rituais e comemorações associados a este espaço.
• Descobrir, compartilhar e difundir o patrimônio cultural dos cemitérios de todas as regiões do país, da América Latina e da Europa, com suas especificidades.
• Administrar políticas e atividades turísticas sustentáveis, em um limite de respeito e proteção do patrimônio arquitetônico, artístico, arqueológico e cultural de nossos cemitérios.
• Resgatar o caráter simbólico do patrimônio cultural dos cemitérios.
• Propiciar a realização de inventários dos rituais associados com o tema da morte e patrimônio cultural tangível e simbólico dos cemitérios.
• Gerar os documentos e solicitações para apresentar aos governos locais, nacionais e as instituições públicas ou privadas, para seu reconhecimento como Monumentos de Valor Histórico e Nacional.
• Promover a inclusão dos cemitérios e sua proteção nas legislações de patrimônio cultural nas quais não aparecem como espaços de interesse cultural.
• Abrir um diálogo entre religiões, a partir do cemitério, com uma visão integradora e ecumênica. 
• Propiciar a participação dos educadores para que descubram a importância de incluir os cemitérios como arquivos patrimoniais, nos programas escolares.
• Abordagem da problemática dos trabalhadores de cemitérios e sua inclusão social, dirigindo um convite especial a quem desejar apresentar trabalhos que forneçam insumos para a reestruturação dessa situação.

Apresentação de Resumos
Os interessados em participar com artigos deverão enviar seus resumos que serão avaliados por um Comitê de Leitura. Este será encarregado de examinar sua pertinência e divulgar, posteriormente, a lista das propostas selecionadas.
Os resumos consistirão em uma referência da apresentação ou artigo com o máximo de 200 palavras. Devem conter nome(s) do(s) autor(es), título do trabalho, vínculo institucional e um breve currículo, cinco palavras-chaves e indicar se o conteúdo descreve principalmente experiências, enfoques, metodologia, aplicação ou outros a especificar. Solicitamos que se façam constar os dados de
 Los resúmenes consistirán en una referencia de la exposición o ponencia de no más de 200 palabras. Deben contener además nombre/s del/los autor/es, título de la ponencia, pertenencia institucional y breve currículum vitae, cinco palabras claves, y señalar si el contenido describe principalmente experiencias, enfoques, metodología, aplicación u otros a especificar. Solicitamos também que se façam constar os dados de comunicação pessoal: endereço, fax, e-mail e ou telefone.

Apresentação de Artigos
Nossa proposta é de aproveitar e desfrutar os dias do Encontro e Jornadas, brindando a todos os expositores e aos ouvintes um espaço de verdadeiro intercâmbio. Para isso incorporamos regras que pensamos ser benéficas a todos:
- Cada autor poderá apresentar somente um artigo individual ou em grupo.
- Não serão aceitos artigos que já tenham sido apresentados em Jornadas ou Encontros anteriores.
- As apresentações não poderão exceder quinze minutos. A apresentação terá um caráter narrativo, através do qual se priorizem as vivências que orientaram e modelaram o projeto. Não recomendamos a leitura dos trabalhos.
- Os trabalhos ou artigos deverão ser apresentados em formato Word, com um mínimo de 7 páginas e um máximo de 20, em fonte “Times New Roman” nº 12, com espaçamento entre linhas de 1,5.

Publicação dos Artigos
Todos os trabalhos aceitos serão publicados em um CD Rom. Desta maneira asseguramos o registro do trabalho completo: a elaboração, teoria que o sustenta, citações, bibliografia, etc. (Para que os trabalhos sejam publicados, deverão se apresentados em formato Word, dentro do formato solicitado).
Comitê de leitura: estará integrado por representantes da Red Iberoamericana de Valoración y Gestión de Cementerios Patrimoniales, da Red Argentina de Cementerios Patrimoniales e da Filial da Red Argentina em Rosario.

Inscrição: a inscrição será gratuita.

Data limite para envio dos resumos: 24 de agosto de 2012
Data da avaliação e divulgação dos resumos aceitos: 10 de setembro de 2012
Data máxima de apresentação dos trabalhos e artigos: 24 de setembro de 2012

Inscrições, informações e envio de resumos a:
Red Iberoamericana de Cementerios Valoración y Gestión de Cementerios:
redcementeriospatrimoniales@gmail.com
Red Argentina de Valoración y Gestión de Cementerios:
redarg2006@yahoo.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário